sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Os efeitos do tabaco na pele (post longo)

Porque a nossa saúde faz parte do nosso bem-estar, e este blog gira em torno do gosto e curiosidade com tudo que rodeia a cosmética e a beleza em geral, hoje vou falar um pouco sobre os efeitos nefastos na pele do consumo de tabaco.

Primeiro de tudo, durante o processo de fumar produz-se enormes quantidades dos chamados e tão comummente conhecidos radicais livres. Estes são elementos muito activos que atacam e destroem as células da pele, e é por isso que fumar provoca rugas, entre muitas outras razões porque se deve parar de fumar. 
Em cada artigo ou publicidade se tenta enfatizar a idéia da proteção solar, não só durante o Verão, mas ao longo de todo o ano. A radiação solar causa o envelhecimento precoce da pele, pois gera a produção de radicais livres em grande medida. No entanto, é inútil proteger a nossa pele dos raios UVA / UVB com cremes antioxidantes e protectores solares, enquanto se continua a fumar. Neste caso, fumar torna-se ainda mais traiçoeiro/perigoso do que a nossa exposição ao sol sem qualquer protecção, porque não se pode esquecer que os químicos adjacentes ao consumo de tabaco são altamente tóxicos para o organismo, em especial o estômago que acaba sempre por sofrer de úlceras, e os pulmões que mais cedo ou mais tarde acabam por se "queixar" quer com tosse convulsa quer com os tão malditos cancros.

Vou levar este post um pouco além contando uma história muito pessoal. O meu avô paterno fumou toda a vida, quando chegou aos 60s o médico obrigou-o a deixar de fumar, e ele conseguiu. Entretanto, 15anos se passaram sem fumar e desenvolveu um cancro extremamente agressivo no pulmão que metastizou pelo corpo e tive de me despedir dele 8meses depois num sofrimento extremo. Isto para dizer, que os danos no corpo após o consumo da tabaco podem se evidenciar muito tempo depois. Se não fumas, nunca comeces, se fumas PÁRA IMEDIATAMENTE...um conselho de uma antiga fumadora, que depois de uma experiência familiar horrível não toca mais nesta "morte"...

Deixo-vos a pensar ;)
MUAH!!!

2 comentários:

  1. Gostei do post :) e vou tentar seguir esse conselho... beijinho

    ResponderEliminar
  2. Querida muita força em deixar de fumar, sei que não é fácil, experimenta o cigarro eléctrico, continuas a ingerir nicotina mas não tem as toxinas do cigarro.
    Beijinhooo

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...